terça-feira, 6 de abril de 2010

Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno

Nome: Jamile Gisele Gama Leão
Idade: 14 anos
Cidade: Caetité – Bahia
Escola: Centro Integrado de Ensino de Caetité.

BLOG:
Gostei dessa ideia do blog contendo informações sobre os livros que lemos, pois, dessa forma, não deixa a aula cansativa com provas sobre a obra. Além disso, os visitantes do blog terão conhecimento sobre alguns livros que irão ler.

OBRA:
Ao começar a ler o livro não estava entendendo nada, pois, o livro como está na forma de peça teatral complicou a leitura.
Pelo fato de Gil Vicente ter escrito o livro há bastante tempo, as personagens falam um português variadíssimo. Falam também o espanhol, mais ocasionalmente falam o saiaguês e um latim de uso eclesiástico ou jurídico, muito debochado e humorístico.

O teatro dele é em versos rimados e usa versos em redondilhas (versos de sete ou cinco sílabas poéticas).

No livro “O Auto da Barca do Inferno”, temos uma sequência de quadros em que vemos o Diabo e o Anjo defrontando-se com as almas das pessoas recém-mortas que vão embarcar para a eternidade. Em cada um dos quadros, as personagens representam classes ou grupos sociais. Assim, vemos desfilar diante de nós o fidalgo, os Juízes – Corregedor e Procurador -, a Alcoviteira, o Sapateiro, o Onzeneiro, etc. Todos tentam ir para a barca do céu, mas, o Anjo os rejeita e o Diabo, em saborosos diálogos mostra-lhes que o caminho é o Inferno.
Na obra aparece até um Rei e um Papa que não merecem o paraíso, mas o anjo aceita na Barca do Céu um camponês ignorante que foi por toda a vida explorado por seus senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário